|
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS em 2013
|
Anticorpos policlonais para determinação de isoflavonas em leguminosas
Jozilene Fernandes Farias dos Santos
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO: O Brasil é um dos maiores produtores de soja (Glycine max) do mundo, grande parte dessa produção destina-se para exportação e a parte que fica no país é usada na alimentação humana e animal por seus altos teores de proteínas, e pela industria para extração de componentes como a isoflavona, que é um composto fenólico com ação estrogênica, amplamente usado como medicamento para mulheres na menopausa, tendo também efeitos como ação anticancerígena e antioxidante. O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa possui um Banco de Germoplasma com 276 espécies de leguminosas forrageiras, pouco estudadas quanto a composição proteica e compostos secundários como as isoflavonas. Esse trabalho visou conhecer melhor essa biodiversidade e favorecer a sustentabilidade buscando alternativas para a soja, verificando quais leguminosas possuem potencial para extração de isoflavonas ou altos teores de proteínas. Para isso foram produzidos anticorpos anti isoflavonas para seleção de espécies de leguminosas, testadas por PTA-ELISA. Os anticorpos foram purificados por colunas de imunoafinidade (IgG e IgM). As 42 leguminosas testadas passaram por processo de extração antes de serem submetidas ao PTA-ELISA e foram quantificadas as proteínas totais de todas elas pelo método de Bradford, bem como todos os processos foram otimizados para o melhor aproveitamento das metodologias. Das espécies testadas, dez leguminosas mostraram grande potencial na produção de isoflavonas, sendo que os resultados foram superiores aos da soja comercial, a Canavalia sp, Galactia glaucesens e a Caesalpinae sp. se destacam por alto conteúdo proteico, de forma a utilizar de modo sustentável todo potencial das espécies do banco de germoplasma do IZ. Este trabalho abre uma ampla rede de pesquisas que poderão de forma sustentável utilizar melhor os recursos do nosso banco de germoplasma, uma vez que as leguminosas já possuem alto teor proteico, podendo ser utilizadas como fonte proteica na alimentação animal e igualmente para fins farmacêuticos.
Palavras-chave: ELISA, isoflavonas, proteínas, sustentabilidade, leguminosas
|
Associações entre a condutividade elétrica e as características produtivas e de qualidade do leite em vacas da raça gir leiteiro
Daniella Flávia Vilas Boas
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a condutividade elétrica do leite (CEL) como método auxiliar de diagnóstico da mastite e sua associação com o escore de células somáticas (ECS) e com as características produtivas e os constituintes do leite em vacas da raça Gir Leiteiro. Foram coletadas amostras mensais de leite no dia do controle leiteiro oficial, sendo elas destinadas às análises de CEL, contagem de células somáticas (CCS) e composição do leite. Foram utilizados 680 dados de controles mensais, provenientes de 268 vacas da raça Gir Leiteiro, pertencentes a 8 rebanhos localizados nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, no período de janeiro a julho de 2012. A contagem de células somáticas (CCS) foi transformada para uma escala logarítmica, em escore de células somáticas (ECS). As análises de variância foram realizadas pelo método da máxima verossimilhança restrita, usando o procedimento MIXED do programa estatístico SAS. Foram analisadas, como variáveis dependentes a CEL, a produção de leite no dia do controle (PLDC) e os teores de gordura (%G), proteína (%P), lactose (%L) e extrato seco desengordurado (%ESD). Para todas as análises empregaram-se modelos mistos contendo os efeitos fixos de grupo de contemporâneas (GC - ano e mês do parto), mês do controle, rebanho e o efeito classificatório do número de dias em lactação (CDEL). O efeito da medida repetida por vaca foi considerada no modelo estatístico. A idade da vaca ao parto (IDP) foi incluída em todas as análises como covariável (efeito linear). As características PLDC, %G, %P, %L e %ESD, foram analisadas empregando-se dois modelos, incluindo o efeito da CEL ou do ECS como covariável (efeito linear). Quando a CEL foi analisada como variável dependente foram incluídos no modelo, além dos efeitos fixos já mencionados, o teor de gordura e o ECS como covariáveis. As médias para CEL, ECS, PLDC, %G, %P, %L e %ESD foram, respectivamente, 4,90 mS/cm; 4,66; 14,12 kg; 3,84%; 3,63%; 4,60% e 9,20%. Foram verificadas correlações significativas entre as características ligadas à saúde do úbere e as produtivas. Nas análises de variâncias foram estimados coeficientes de regressão linear de todas as características produtivas sobre o ECS ou a CEL, além do coeficiente de correlação linear da CEL sobre o ECS, sendo este último de 0,09. Verificou-se que o aumento na CCS foi responsável pelo aumento na CEL e pela diminuição no teor de lactose. A CEL poderia ser empregada auxiliando no diagnóstico da mastite e o seu uso como ferramenta na seleção de animais mais resistentes à mastite pode ser uma boa opção, tendo em vista que o método fornece resultados de maneira fácil, rápida e com menor custo que a CCS.
Palavras-chave:
Condutividade elétrica do leite, constituintes do leite, escore de células somáticas, produção de leite
ABSTRACT:
The aim of this study was to evaluate electrical conductivity (EC) of milk as an auxiliary method to detect mastitis and the association of EC with somatic cell score (SCS), milk yield and milk constituents in Gyr cattle. Milk samples were monthly recorded in the official recording scheme for analysis of EC of milk, somatic cell count (SCC) and milk constituents. Data from 680 monthly records from January to July of 2012, of 268 Gir cows, distributed in eight herds from the States of Minas Gerais and São Paulo, were used in the analysis. Somatic cell count records were transformed into somatic cell score (SCS) using a logarithmic scale. Test-day milk yields (TDMY) and fat (%F), protein (%P), lactose (%L) and non-lipid dry extract (%NDE) percentages were analyzed as dependent variables, including the fixed effects of contemporary group (CG - year and month of calving), month of record, herd and days in milk classes (DIMC). Repeated measurements per cow were considered in the models. Age at calving (DAC) and EC of milk or SCS were included as covariables (linear effects). When analyzing EC as dependent variable, additional covariable effects (linear regression) of fat content and the SCS were included in the model. The analysis were performed by restricted maximum likelihood using the Mixed Procedure of SAS package. Means were 4.90 mS/cm (EC); 4.66 (SCS); 14.12 kg (TDMY); 3.84 (%F); 3.63 (%P); 4.60 (%L) e 9.20 (%NDE). Significant correlations between traits related to udder health and productive were observed. The linear regression coefficients of productive traits over EC or SCS showed changes in productive traits with increase of EC or SCS. The increasing SCC was responsible to increasing in the EC and a decreasing in lactose content of milk. The EC could be employed as a auxiliary method to detect of mastitis and its use as selection criteria for more mastitis resistant animals could be an option, considering that this method provides easily and quickly results with a lower cost than the SCC.
Key Words : electrical conductivity of milk, milk constituents, milk yield, somatic cell score
|
Avaliação do consumo de fontes de proteína de origem animal em pré escolares
Juliana Aparecida Pissaia Savitsky
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO
A produção animal sustentável só pode ser entendida se levada até o prato, ou seja, se considerarmos o desperdício que vai do frigorífico à mesa. Avaliar o consumo alimentar em crianças e adolescentes merece destaque, pois tais etapas do ciclo vital caracterizam-se por diversas alterações de crescimento e composição corporal, deixando-as mais vulneráveis fisiologicamente aos agravos da desnutrição e da deficiência de micronutrientes. Os objetivos do trabalho foram avaliar o padrão do consumo de proteína animal em pré-escolares matriculados na rede pública do Município de Nova Odessa- SP; traçar o perfil nutricional dos pré-escolares; verificar se dentre essa amostra estudada o consumo é sustentável e se os mesmos encontram-se dentro na faixa de normalidade.Foram estudadas quatro creches do município totalizando 506 alunos matriculados de 4 a 6 anos de idade. Após analise concluiu-se que há uma grande diferença em cada creche. Com a análise dos per capitas oferecidos entre as 4 creches, é possível concluir que este varia de acordo com a vontade da crianças, em consumir ou não a preparação proteica e o leite no dia; foi possível concluir que o consumo de proteína de origem animal na população estudada com relação a sobra limpa é consciente, pois não foi observado sobras limpas nas panelas, já as preparações que tiveram restos nos pratos podem serem explicadas devido a alteração na composição das mesmas, habito alimentar e técnicas adequadas de preparo, que devem ser reformuladas.
A avaliação do perfil antropométrico em pré-escolares e escolares apresenta-se como ferramenta fundamental na articulação de estratégias ligadas à promoção da saúde. Resultados sugerem dupla carga de má nutrição refletindo em acometimentos na composição corporal, apresentando casos de baixa estatura e desnutrição, persistindo fortemente na infância, porém com redução significativa ao longo do tempo e aumento dos casos de obesidade, associando à tendência de transição nutricional de populações ocidentais.
Palavras-chave: proteína animal, desperdício, desnutrição, infância
Consumption evaluation of animal protein sources in nursery and elementary school students
ABSTRACT
A sustainable animal production chain can only be fully understood if goes all the way to the plate, or else, if we consider the waste that comes from the slaughter to the consumer table, not only the production system. To evaluate the food consumption of children and teenagers deserves featured since is the vital system phases, including changing’s on growing body composition, physiological changes and under nutrition allied to micronutrients disorders. This work aimed to evaluated the pattern of animal protein source food consumption of pre-scholar children from Nova Odessa Public Day Care Centers; to draw the nutritional profile of those children; verify if its consumption of animal protein is sustainable ( no waste) and if it is inside the normality range. Four Public Day care Centers were studied, with a total of 506 children, from 4 to 6 years old. After data collection and analysis, there was a great difference among Day care Centers. Analyzing the per capita offered to the children, it varies according to everyone´s will about consuming or not the animal protein or the milk preparation. The consumption of animal protein related to the clean leftover is conscious. On the table, the dishes showed some leftovers due to the techniques on food preparation, which sould be reformulated, feeding habits and food composition. The evaluation of anthropometric pattern of pre-scholar and scholar children (from nursery to elementary school) shows up as a fundamental tool on the strategies linked to health promotion. Our results suggest a double load of bad nutrition reflecting on body composition, as low height and under nutrition, strong during childhood with high reduction as the children goes to teenage, therefore, an increase on obesity, associated to nutritional transitions on occidental populations.
Key-Words: animal protein, waste, under nutrition, childhood
|
Avaliação do sistema de resfriamento adiabático evaporativo na melhoria do bem-estar de novilhas leiteiras em confinamento
Gianni Aguiar da Silva
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO:
A fim de melhorar o ambiente térmico para animais em confinamento, a pesquisa teve como objetivo principal avaliar a influência do sistema de resfriamento adiabático evaporativo (SRAE) sobre as variáveis climáticas, alterações fisiológicas e variáveis comportamentais em novilhas leiteiras da raça Holandesa mantidas em confinamento. Foram utilizadas 12 novilhas, distribuídas em três tratamentos: 1) Ventilação e SRAE por nebulização quando a temperatura atingia 25°C a qualquer umidade (VN); 2) Ventilação e SRAE por Nebulização quando a temperatura atingia 25°C com umidade relativa menor ou igual a 70% (VN 70%) e 3) Sem sistema de resfriamento (SR). O delineamento experimental consistiu em um retângulo latino repetido duas vezes. As variáveis ambientais foram coletadas diariamente, através de dataloggers, durante todo o experimento. No total foram seis períodos experimentais com 13 dias de duração cada, divididos em dois dias de descanso, sem aplicação de nenhum tratamento, seis de adaptação aos tratamentos e cinco dias de coleta, nos quais três dias eram coletas das variáveis fisiológicas (frequência respiratória (FR), temperatura retal (TR) e temperatura superficial do pelame (TS)) e dois dias de avaliação do comportamento. As variáveis fisiológicas foram coletadas em cinco horários: às 7h, 10h, 13h, 16h e 19h. A TS foi obtida através do uso da termografia de infravermelho na região da garupa, flanco, costela e pata. Na análise comportamental foi observada a postura (em pé e deitada) e as atividades realizadas pelos animais, em intervalos de 15 minutos. Nas condições que o presente trabalho foi desenvolvido, com base nas variáveis ambientais (temperatura do ar, umidade relativa e temperatura do globo negro), os tratamentos com nebulização possibilitaram melhores condições térmicas ambientais para os animais que o tratamento sem resfriamento. Em relação a TGN o tratamento VN 70% mostrou-se mais eficiente. Com base no índice de conforto térmico ITU, todos os tratamentos mantiveram os animais em uma zona de termoneutralidade, sem estresse calórico. Porém os tratamentos com SRAE foram melhores que o tratamento sem resfriamento, apresentando valores menores. Quanto ao ITGU, todos os tratamentos se encontraram dentro da zona de conforto, mas o tratamento VN 70% apresentou valores menores quando comparado a VN, mas sem diferir do SR. A variável fisiológica frequência respiratória (FR) apresentou resultados positivos, valores menores, para os tratamentos providos com ventilação e nebulização, quando comparados ao SR, principalmente nos horários mais quentes do dia. No entanto, para temperatura retal (TR), somente no último horário de avaliação, às 19h, que os tratamentos com SRAE foi mais eficiente que o tratamento SR. Para a temperatura superficial do pelame (TS), os tratamentos com ventilação e nebulização também promoveram uma diminuição significativa para a maioria das regiões analisadas, comparada ao SR. E, na avaliação do comportamento, pode-se observar que não houve diferença para nenhuma das variáveis analisadas. Conclui-se que os tratamentos com SRAE possibilitaram melhores condições térmicas ambientais para os animais que o tratamento sem resfriamento, isso se refletiu em menor FR, TR e SR em alguns horários de avaliação, principalmente nos horários mais quentes para algumas variáveis.
Palavras-chaves: comportamento, variáveis ambientais, variáveis fisiológicas, índices de conforto térmico e nebulização.
ABSTRACT
In order to improve the thermal environment for animals in confinement, the research aimed to evaluate the influence of evaporative cooling system (ECS) on climatic variables, physiological and behavioral variables in Holstein dairy heifers kept in confinement. A total of 12 heifers were distributed in three treatments: 1) Ventilation and ECS by nebulization when the temperature reached 25 °C at any humidity (VN), 2) Ventilation and ECS by nebulization when the temperature reached 25 °C with relative humidity less than or equal to 70% (70% VN) and 3) Without cooling system (SR). The experiment consisted of a Latin rectangle repeated twice. The environmental variables were collected daily through dataloggers, throughout the experiment. In total there were six experimental periods with 13 days each, divided into two rest days, without applying any treatment, six of adaptation to treatment and five days of collection, in which three days were collections of physiological variables (respiratory rate ( RR), rectal temperature (RT) and surface temperature of the fur (TS)) and two days of the behavior evaluation. The physiological variables were collected at five times: 7h, 10h, 13h, 16h and 19h. The TS was achieved through the use of infrared thermography in the region of the rump, flank, rib and foot. In behavioral analysis was observed posture (standing and lying) and the activities of the animals at intervals of 15 minutes. Conditions in which this work was developed, based on environmental variables (air temperature, relative humidity and black globe temperature), treatment with nebulized best possible thermal environmental conditions for animals treatment without cooling. Regarding black globe temperature (BGT) the treatment VN 70% proved to be more efficient. Based on thermal comfort index THI, all treatments kept the animals in a thermoneutrality zone without heat stress. But the treatments with ECS were better than treatment without cooling, with lower values. As for BGHI, all treatments were within the comfort zone, but treatment VN showed 70% lower values when compared to VN, but without differ from SR. The physiological variable respiratory rate (RR) showed positive results, lower values for treatments provided with ventilation and fogging when compared to SR, especially in the hottest hours of the day. However, for rectal temperature (RT), only the last time of evaluation, 19h, that treatments with ECS was more efficient than the SR treatment. To coat the surface temperature (TS), treatment with ventilation and fogging also promoted a significant decrease for most regions analyzed, compared to SR. And, in the performance evaluation, there was no difference for any of the variables. We conclude that treatment with ECS enabled better thermal environment for the animals that treatment without cooling, this was reflected in lower FR, TR and SR evaluation at certain times, especially at warmer for some variables.
Keywords: behavior, environmental variables, physiological variables, thermal comfort indices and nebulization.
|
Avaliação nutricional e da produtividade de diferentes acessos de panicum maximum presentes no banco ativo de germoplasma do IZ.
Thiago Perez Granato
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO:
Os capins do gênero Panicum apresentam grande adaptabilidade ao pastejo, taxa de crescimento elevada e boa qualidade de forragem produzida. Deste modo, tendo em vista a grande importância deste gênero na formação de pastagens para a produção animal, o presente trabalho buscou avaliar parâmetros agronômicos e bromatológicos entre cultivares presentes no mercado e acessos deste gênero presente no Banco Ativo de Germoplasma de Plantas Forrageiras do Instituto de Zootecnia. Foram avaliados dois cultivares comerciais de Panicum maximum, e dois acessos da mesma espécie provenientes do Banco Ativo de Germoplasma; as cultivares comerciais avaliados foram os capins Aruana e Milênio, e os acessos foram o NO 78 e o NO 2487. O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos casualizados, com quatro repetições, sendo a área experimental constituída de 16 parcelas com 10 m2 (5 x 2 m) cada. Foram avaliadas a disponibilidade de forragem, considerando a massa seca de forragem total e foliar, relação lâmina/colmo, e densidade populacional de perfilhos por m2 em dois ciclos de rebrotação durante o período chuvoso. Foram ainda avaliados quanto à composição bromatológica em ambos os ciclos de crescimento para a planta toda e para a porção lâminas. Os resultados revelaram que os acessos NO 78 e NO 2487 apresentaram características semelhantes aos capins Aruana e Milênio quanto a massa seca de forragem total e foliar e relação lâmina/colmo. Já para a densidade populacional de perfilhos por m2 o acesso NO 78, no segundo período de crescimento, foi superior ao capim-Milênio e ao acesso NO 2487. Em relação à composição bromatológica os acessos apresentaram teores semelhantes entre si e aos cultivares estudados. Os acessos apresentaram características bastante relevantes em relação aos cultivares comerciais, sendo necessário a continuidade das avaliações para se confirmar o potencial de lançamento de um novo cultivar.
Palavras chave: capim-Aruana, capim-Milênio, massa seca de forragem.
ABSTRACT
The grasses of the genus Panicum show great adaptability to grazing, high growth rate and good quality forage produced. Thus, in view of the great importance of this genre in the formation of grasslands for livestock production, the present study aimed to evaluate agronomic parameters between cultivars on the market and access of this genus present in Active Germplasm Collection of the Instituto de Zootecnia. We evaluated two commercial cultivars of Panicum maximum, and two accessions of the same species from the Active Germplasm Collection, the commercial cultivars evaluated were the grasses Aruana and Milenio, and accessions were NO 78 and NO 2487. The experimental design was a randomized complete block design with four replications, and the experimental area consists of 16 plots of 10 m 2 (5 x 2 m) each. We evaluated the forage availability, considering the total forage dry matter and leaf, leaf/culms ratio, and tiller density per m2 in two cycles of regrowth during the rainy season. Were also evaluated for chemical composition in both growth cycles for the whole plant and the blade portion. The results revealed that accesses NO 78 and NO 2487 had similar characteristics to Aruana grasses and Milenio as the total forage dry matter and leaf and leaf/culms ratio. As for the tiller density per m2 access NO 78 in the second period of growth was higher than the grass Milenio and access NO 2487. With respect to the chemical composition accessions showed levels similar to each other and cultivars. The accessions showed features quite relevant in relation to commercial cultivars, however requiring continuity of reviews for to confirm the potential release of a new cultivar.
Keywords: Aruana grass, Milenio grass, herbage dry matter.
|
Biodigestão, biogás e biofertilizantes para agropecuária sustentável
Alexandre Antonio Pasqualini
resumo
| íntegra (PDF)
|
Atualmente os centros de pesquisa em universidades, entidades especializadas e principalmente as empresas comerciais assentam seus conhecimentos em bases sustentáveis para desenvolver seus produtos, serviços e a veiculação de informações. Assim ratificou-se a importância do uso de biodigestores ao meio ambiente como ferramenta útil, senão indispensável a diversas atividades agropecuárias no tratamento de resíduos e dejetos das criações de suínos, bovinos leiteiros, e da cama de frangos de corte. Os gases produzidos pelos biodigestores do experimento foram aferidos por um equipamento eletrônico e portátil de detecção de gases e foi eficaz nas aferições diárias como também, evidenciou o risco à saúde das pessoas quanto a exposição de gases tóxicos como CO e H2S. Os biofertilizantes exerceram resposta positivas nas doses-efeito dos biocompostos empregados para as análises de biomassa seca da parte aérea e das raízes do Capim Piatã, bem como à área foliar e número de perfilhos, na produção de clorofilas e às concentrações de N das plantas e, soma-se ainda oefeito corretivo de reações do solo. Por fim, o trabalho realizou testes de detecção de coliforme totais e E.colinos biofertilizantes e conclui que os biodigestores têm capacidade relativa de eliminação da E. colipresente nos dejetos das criações.
Palavras-Chave: perfilho, dejetos, composto, Brachiariavii
ABSTRACT:
Currently the research centers at universities, specialized agencies and commercial enterprises primarily based their knowledge on a sustainable basis to develop their products, services and placement information. Thus ratified the importance of the use of digesters to the environment as a useful tool, but indispensable to various agricultural activities in waste management and waste of swine farms, dairy cattle, and thedouble broiler. The gases produced by the digesters of the experiment were measured by an electronic and portable gas detection and was effective in daily measurements as also highlighted the risk to people’s health as exposure to toxic gases such as CO and H2S. Biofertilizers exerted positive response in the dose-effect biocompostsemployed for the analysis of dry biomass of shoots and roots of the grass Piata, as well as leaf area and tiller number, the production of chlorophyll and N concentrations of plants and also adds to the corrective effect of soil reactions. Finally, the work performed for the detection of total coliform and E.coli in biofertilizer tests and concludes that the digesters have relative ability to eliminate E. coli present in manurecreations.
Key-words:
Brachiaria, tiller, compost, manure
|
Comportamento ingestivo e temperamento de bovinos nelore : relação com eficiência alimentar e aspéctos metodológicos
Julian Aldrighi
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO: Os objetivos desse trabalho foram avaliar o comportamento ingestivo e o temperamento de bovinos Nelore classificados para consumo alimentar residual (CAR) e validar aspectos metodológicos do comportamento ingestivo de bovinos confinados. Foram utilizados 56 fêmeas e 62 machos Nelore desmamados, confinados em baias individuais durante 112 dias. O CAR foi calculado pela diferença entre o consumo observado e o predito, baseado no ganho de peso médio diário e no peso vivo metabólico, assim, fêmeas e machos foram classificados como alto, n= 19 e 21 (>média + 0,5 DP); médio n= 21 e 21 (± 0,5 DP da média); e baixo CAR n=16 e 20 (<média – 0,5 DP), respectivamente. O comportamento ingestivo foi mensurado a cada 28 dias e o temperamento foi avaliado através da velocidade de saída, REATEST®, escore composto e concentração de cortisol. Os machos apresentaram maior consumo de MS e maior ganho de peso que as fêmeas, que apresentaram maior tempo de alimentação, menor tempo de alimentação por kg de MS, menor tempo de ruminação e menor freqüência alimentar que os machos. Animais baixo CAR consumiram menos MS, passaram maior tempo se alimentando e ruminando e um kg de MS que os alto CAR. As diferenças no comportamento ingestivo indicam que os animais mais eficientes aproveitam melhor os alimentos ingeridos e demandam menos energia com atividades de alimentação. Animais baixo CAR apresentaram maior velocidade de saída em relação aos alto CAR, indicando ser mais reativos. As variâncias residuais aumentaram conforme ampliou os intervalos de registro, as correlações foram altas entre intervalos de cinco, 10 e 15 minutos. As médias das medidas de comportamento ingestivo não diferiram entre os cinco intervalos testados, exceto tempo de alimentação que foi subestimado aos 30 minutos. O número de visitas ao cocho reduziu conforme aumentou o intervalo de registros, indicando maior número de medidas perdidas e imprecisão do método para mensurar freqüência alimentar. Doze animais foram suficientes para estimar o comportamento ingestivo. Intervalos de 15 minutos geram boas estimativas da duração do comportamento ingestivo. Uma amostra de animais gera estimativa confiável do comportamento ingestivo de bovinos confinados individualmente.
Palavras-chave: bovinos de corte, comer, eficiência, intervalos de registro, ócio, reatividade, ruminar
ABSTRACT: The objectives of this study were to evaluate the ingestive behavior and temperament of bovines Nellore classifieds for residual feed intake (RFI) and validate methodological aspects of ingestive behavior of feedlot cattle. Were used 56 females and 62 males weaned Nellore, confined in individual pens during 112 days. The RFI was calculated by the difference between the consuption observed and the predicted, based on the average daily weight gain and metabolic live weight, thus females and males were high, n = 19 and 21 (average > 0,5 + DP); medium n = 21 and 21 (± 0,5 SD of the mean); and low RFI n = 16 and 20 (< average – 0,5 SD), respectively. The ingestive behavior was measured every 28 days and the and temperament was evaluated through flight speed, REATEST®, composite score and cortisol levels. Males had higher consumption of DM and greater weight gain than females, which had higher feeding time, shorter feeding time per kg DM, the shortest time of rumination and feed frequency often than males. Low CAR animals consumed less MS and spent more time eating and ruminating one kg of MS that the high CAR. The differences in ingestive behavior indicate that the animals more efficient leverage better the feed ingested and require less energy to activities of ingestion. Low CAR animals had higher flight speed in relation to the CAR, indicating to be more reactive. The residual variances increased as expanded registry intervals, correlations were high between intervals of five, 10 and 15 minutes. The averages of ingestive behavior measures did not differ among the five intervals tested, except feeding time which was underestimated to 30 minutes. The number of visits to the trough reduced as increased the range of records, indicating a greater number of lost and imprecision of the method for measuring frequency. Twelve animals were sufficient to estimate the ingestive behavior. Intervals of 15 minute provide good estimates of the length of ingestive behavior. A sample of animals generates reliable estimation of ingestivo behavior of confined cattle individually.
Key words: beef cattle, eating, efficiency, reactivity, resting, ruminate, intervals of Records
|
Controle de parasitos gastrintestinais em ovelhas, suplementadas com silagem de amoreira e cana-de-açúcar
Caroline Marçal Gomes David
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO
A multirresistência, apresentada pelos nematóides aos diferentes princípios ativos, exige por parte da pesquisa novas técnicas de prevenção e controle. Uma das formas de prevenção é a estimulação da imunidade natural do animal, chamada de imunonutrição. As proteínas são consideradas como sendo o principal fator limitante na dieta nos distúrbios causados por nematódeos. A suplementação de cana-de-açúcar é prática comum na estiagem, sendo, no entanto, um alimento desbalanceado e com baixo teor de proteína. Por outro lado, a amoreira se destaca por sua alta aceitabilidade e digestibilidade, além de elevado teor protéico. Assim, a associação da amoreira com a cana-de-açúcar permite aumentar o teor de proteína bruta, além de aumentar a disponibilidade de parede celular. O objetivo desse trabalho foi avaliar a suplementação de silagem de amoreira e cana-de-açúcar, nos parâmetros parasitológicos e hematológicos, em ovelhas Santa Inês, no periparto. O trabalho foi conduzido no Instituto de Zootecnia em Nova Odessa/SP, com 45 ovelhas divididas em três tratamentos. Tratamento 1 (Trat1), silagem de cana-de-açúcar 100%, tratamento 2 (Trat 2), silagem de cana com amoreira 75:25% e tratamento 3 (Trat 3), 50:50%. As variáveis analisadas foram: peso, condição corporal, volume globular, proteína plasmática total, hemoglobina, leucócitos totais, eosinófilos e número de ovos por grama de fezes, todas as variáveis foram realizadas individualmente a cada 14 dias, totalizando 10 coletas. As dietas com cana-de-açúcar acrescidas de diferentes proporções de ramas de amoreira não influenciaram nos parâmetros sanguíneos e parasitológicos de ovelhas Santa Inês naturalmente infectadas no período do periparto.
Palavras chave: Haemonchus contortus, Imunonutrição, Periparto, Santa Inês.
CONTROL GASTROINTESTINAL PARASITES IN SHEEP SUPPLEMENTED WITH SILAGE OF MULBERRY AND CANE SUGAR.
ABSTRACT
The multiresistance, presented by the nematodes to the different active principles, require of the research, new techniques for prevention and control. One of the ways prevention is the stimulation of natural immunity of the animal, called immunonutrition. Proteins are considered to be the main limiting factor in the diet in disorders caused by nematodes. The supplementation of sugar cane is common practice in the drought, however, is a food unbalanced and low crude protein concentration. Moreover, the mulberry stands out for its high digestibility and acceptability, and high protein level. Thus, the association of sugar cane and mulberry can increase the protein content, and increase the availability of cell wall. The aim of this study was to evaluate supplementation of silages mulberry and sugar cane, in parasitological and haematological parameters in peripartum Santa Inês ewes. The work was conducted at the Institute of Zootechny in New Odessa / SP, 45 ewes were divided into three treatments. Treatment 1. (Trat.1) silage cane sugar 100%, treatment 2. (Trat 2) cane silage with 75:25% mulberry and treatment 3. (3 Trat) 50:50%. The variables analyzed were weight, body condition, packed cell volume, total plasma protein, hemoglobin, total leukocytes, eosinophils and number of eggs per gram of feces, all variables were conducted individually every 14 days totaling 10 samples. Diets with sugar cane added to different proportions of mulberry branches did not influenced the blood parameters and parasitological Santa Inês sheep naturally infected in the peripartum period.
Key-words: Haemonchus contortus, Immunonutrition, Peripartum, Santa Inês.
|
Desempenho e comportamento de vacas lactantes em pastagens de cultivares de braquiárias
Joana Baptista Demski
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO:
Devido à importância da produção de leite e a grande utilização de pastagens compostas por Braquiária pelos produtores, faz-se necessários maiores estudos avaliando a produção de leite e aspectos nutricionais e produtivos em cultivares dessa forrageira. Por isso este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a produção de leite e o comportamento ingestivo de vacas holandesas em pastejo no capim-convert HD364 e capim-marandu, e caracterizar o dossel forrageiro dessas duas gramíneas. O experimento foi conduzido numa área de 4 ha dividida em 28 piquetes, para avaliações da pastagem foi utilizado delineamento inteiramente casualizado com 2 tratamentos (capim-convert HD364 e capim-marandu) e para avaliação dos animais optou-se pelo delineamento de blocos pareados ao acaso, utilizando 20 vacas da raça holandesa de peso médio de 550 kg, que formaram 10 blocos contendo dois animais cada. As variáveis medidas foram à produção e a composição de leite, o comportamento ingestivo (tempo de pastejo e taxa de bocados), altura da pastagem (variável controle), acúmulo de forragem e composição morfológica, densidade populacional de perfilhos (DPP), o valor nutritivo da simulação de pastejo. Apesar da estrutura do dossel de ambos os capins ser semelhante o capim-convert HD364 apresentou maior DPP (822 perfilhos.m -2) em relação ao capim-marandu (636 perfilhos.m-2) característica que confere maior produtividade e melhor distribuição dos componentes morfológicos no dossel. Os resultados da análise bromatológica mostraram que o capim-convert HD364 apresentou média no período de 14,35 % de PB enquanto o capim-marandu apresentou média de 13,03 % de PB. Os valores de celulose (26,48 %) e hemicelulose (30,73 %) foram maiores no capim-marandu e a lignina foi maior (3,70 %) no capim-convert HD364. Na avaliação de comportamento ingestivo os animais sob pastejo no capim-convert HD364 permaneceram menor tempo em atividade de pastejo, sendo que o tempo médio foi de 234 min. no período de verão e 246 min. no período de outono, já o tempo na atividade de ruminação teve efeito inverso. A produção de leite média no período foi de 15,3 kg.vaca-1.dia-1 no capim-convert HD364 e 14,3 kg.vaca-1.dia-1 no capim-marandu. Para as demais avaliações feitas neste experimento não foi encontrada diferença entre os capins. O capim-convert HD364 apresentou menor tempo de pastejo, maior tempo de ruminação, e aumentou o desempenho demonstrando sua eficiência em otimizar o tempo que os animais dispõe para as atividades diárias. Portanto, tanto o capim-convert HD364 quanto o capim-marandu podem ser utilizados com sucesso em sistemas de produção de leite a pasto.
Palavras-chave: Capim-convert HD364, Capim-marandu, Lotação intermitente, Produção de forragem, Produção de Leite, Valor nutritivo
ABSTRACT
Due to the importance of milk production and the use large of pastures composed by Braquiária. It is necessary further studies evaluating milk production, aspects nutritional and productive cultivars of forage. Therefore this study was to evaluate milk production and ingestive behavior of dairy cows grazing in grass-convert HD364 and grass-marandu and characterize the canopy of these two grasse. The experiment was conducted in an area of 4 hectares divided into 28 paddocks. Ratings for the pasture was used completely randomized design with two treatments (grass-convert HD364 and grass-marandu), using 20 Holstein cows with an average weight of 550 kg, which formed 10 blocks containing two animals each. The variables measured were the production and composition of milk, ingestive behavior (grazing time and bite rate), pasture height (variable control), herbage accumulation and morphological composition, tiller density (DPP), the nutritional value simulation grazing. Despite the canopy structure of both grasses look like the HD364 convert grass showed higher TPD (822 tiller.m -2) relative to grass-marandu (636 tiller.m-2) feature that provides greater productivity and better distribution of morphological components in the canopy. The results of chemical analysis showed that grass-convert HD364 presented in the average period of 14.35 % CP while grass-marandu had a average 13.03 % de CP. The values of cellulose (26.48%) and hemicellulose (30.73%) were higher in grass-marandu and the lignin was higher (3.70%) in grass-convert HD364. In the evaluation of ingestive behavior under grazing animals in grass-convert HD364 spent less time grazing activity, and the average time was 234 min. in summer and 246 min. during autumn, as the weather in rumination activity had the opposite effect. The average milk production in the period was 15.3 kg.cow-1.day-1 in grass-convert HD364 and 14.3 kg.cow-1.day-1 in grass-marandu. For other evaluations in this experiment there was no difference between the grasses. Grass-convert HD364 presented less time grazing, higher time rumination, and increased performance demonstrating their efficiency in optimizing the time that animals have for daily activities. Therefore, both grass-convert HD364 as the grass-marandu can be used successfully in systems milk production in pasture.
Keywords: Forage Production, Grass-convert HD364, Grass-marandu, Management intermittent, Milk Production, Nutritive value
|
Efeitos da adição de plasma em pó na dieta de leitões desmamados super precocemente
Renato Pacheco Monferdini
resumo
| íntegra (PDF)
|
RESUMO:
Com o objetivo de avaliar o efeito do plasma spray dried (PSD) sobre o desempenho e sobre a resposta imunológica ao circovírus suíno (PCV-2, do inglês Porcine cirvovirus) em leitões desmamados super precocemente, foi realizado o experimento no setor de suinocultura do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa. Foram utilizados 56 leitões, homogêneos quanto à linhagem, pesando aproximadamente 3,87±0,65kg de peso vivo com idade aproximada de 14 dias. Foram testados quatro níveis de inclusão do plasma em dietas de leitões em dois períodos consecutivos, 14 a 28 dias de idade (período 1); 29 a 42 dias de idade (período 2). Os níveis de plasma utilizados foram de 0%, 2%, 4% e 6% para o período 1 e de 0%, 1%, 2% e 3% para o período 2. No período 3 (42 aos 56 dias de idade) todos os leitões foram alimentados com dieta isenta de PSD. O desempenho dos leitões foi avaliado através de pesagens quinzenais e no último dia do ensaio, quando a idade do lote foi igual a 56 dias. Em amostras de soro sanguíneo foram realizadas a detecção de imunoglobulinas do tipo IgG e IgM específicos para PCV-2. As variáveis analisadas para avaliar o desempenho dos animais foram o consumo de ração médio diário (CRMD), ganho de peso médio diário (GPMD) e conversão alimentar (CA). Para a detecção de anticorpos anti-PCV2 e DNA viral, coletaram-se amostras de sangue dos animais, realizando-se posteriormente os testes de soroneutralização e PCR quantitativo (PCRq). Não houve diferença estatística (p<0,05) no ganho de peso, consumo alimentar e conversão alimentar. Em relação à concentração de imunoglobulinas, no ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA), observou-se uma queda gradativa (p<0,01) nas concentrações de imunoglobulina G (IgG) dentro de cada tratamento no decorrer do tempo, porém a taxa de inclusão do plasma não teve efeito sobre a titulação do referido anticorpo. Em relação às concentrações séricas de imunoglobulina M (IgM), nenhum animal foi positivo para o referido anticorpo, além de não ter sido observada diferença significativa na titulação quando comparados os tratamentos sem o plasma e com o ingrediente na dieta. No ensaio de imunoperoxidase em monocamada (IPMA) observou-se que não houve diferença estatística entre os tratamentos no que se refere à concentração de anticorpos neutralizantes, porém, dentro do tratamento sem a inclusão de plasma observou-se inicialmente um aumento com posterior declínio nos títulos. Os resultados obtidos no teste de PCRq indicaram um aumento no número de DNA viral no soro a partir da segunda fase de experimento nos animais suplementados com 1% de PSD. Analisando-se os dados obtidos, pode-se considerar que os animais avaliados entraram em contato com o circovírus suíno, porém a carga viral não foi suficiente para desencadear a infecção clínica, além de não desencadear a soroconversão. Como conclusão ao experimento realizado, sugere-se que a utilização do plasma spray dried em condições experimentais não apresenta resultados para desempenho e controle de PCV-2 satisfatórios.
Palavras- chave: plasma spray dried, resposta imune, leitões desmamados super precocemente.
ABSTRACT
Aiming to evaluate the effect of plasma spray dried (PSD) on the performance and immune response to the porcine circovírus (PCV-2) in super early weaned piglets, an experiment was carried out in the Pig’s farming sector of the Institute of Animal Science and Pasture, at Nova Odessa. Fifty six piglets were used, homogeneous as for the lineage, weighing 3,87±0,65kg approximately with average age of 14 days. It was tested four levels of plasma inclusion on piglet’s diets into two consecutive periods, 14 to 28 days of age (first period); 29 to 42 days of age (second period). The plasma levels utilized were 0%, 2%, 4% and 6% for the first period and 0%, 1%, 2% and 3% for the second period. Into the third period (42 to 56 days of age) all the piglets were feed with no PSD. The performance of the piglets was evaluate by biweekly weighings and in the last day of experiment, when the age of allotment was equal to 56 days. In samples of blood serum it was carried out the detection of immunoglobulins (IgG and IgM) specific for PCV-2. The analyzed variables aiming to evaluate the performance of the animals were the average daily feed intake, average daily weight gain, and feed conversion. For the anti- PCV2 antibodies and viral DNA detection it was collected samples of the animal’s blood, carring out after that seroneutralization and quantitative PCR tests. No significant differences were observed (p<0,05) for weight gain, food intake and feed conversion. Regarding the immunoglobulins concentration, in the enzyme – linked immunosorbent assay (ELISA) it was observed a gradual decrease (p<0,01) in the immunoglobulins G (IgG) concentration inside each treatment along the time, however, the plasma’s inclusion rate didn’t show effect on the titration of the antibody. Regarding serum concentrations of immunoglobulin M (IgM) none animal was positive for the referred antibody, and also no significant difference was observed on the titration when compared the treatment without plasma and with the ingredient in the diet. In the immunoperoxidase in monolayer assay (IPMA) it was observed no significant difference among the treatments regarding the anti- PCV2 antibodies concentration, however, inside the treatment without plasma it was firstly observed an increase with subsequent decrease in the titers. The results obtained on the PCRq test showed an increase in the number of viral DNA in serum as from the second phase of experiment in the animals fed with 1% of PSD. Analyzing the obtained dates, it can be stated that the evaluated animals got in touch with the porcine circovirus, however the viral load wasn’t sufficient to initiate the clinic infection, besides not initiate an occurrence of seroconversion. As a conclusion to the carried out experiment, it is suggested that animals fed with plasma spray dried has no satisfactory results in performance and control for PCV-2.
Keywords: plasma spray dried, immune response, super early weaned piglets.
|
Páginas:
1 2 3 |
|
|
|