Autores
Assessoria Técnica
Resumo
Este relatório apresenta as principais realizações e informações sobre a gestão do Instituto de Zootecnia (IZ) durante o exercício de 2025. Neste, relacionam-se os destaques institucionais, os recursos financeiros recebidos pela Instituição, as metas do plano plurianual da SAA-PPA, as atividades técnico-científicas realizadas pelo corpo técnico e inserção do IZ no ambiente científico e nas cadeias produtivas relacionadas ao agronegócio.
No cumprimento de suas metas, o Instituto de Zootecnia completou no último dia 15 de julho 120 anos de atividades no âmbito de ciência e tecnologia em agropecuária, atualmente com foco nas áreas estratégicas “Produção Sustentável de Carne”, “Produção Sustentável de Leite” e “Sistemas Integrados de Produção Agropecuária”. Desde 2012 o IZ oferece o programa de Pós-Graduação em “Produção Animal Sustentável” em nível de Mestrado, formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
O Instituto de Zootecnia compreende a Unidade de Nova Odessa, sede do IZ, e os Serviços Regionais de Pesquisa localizados em Ribeirão Preto, Registro e Tanquinho (Piracicaba). Em Nova Odessa estão as Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros, de Zootecnia Diversificada, de Pastagens e Alimentação Animal e de Genética e Biotecnologia; em Sertãozinho, a Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos de Corte; em São José do Rio Preto, a Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento de Pecuária Sustentável.
O grande desafio dos Instituto de Zootecnia é o fortalecimento das cadeias de produção animal e do produtor rural. Atuando no desenvolvimento de sistemas produtivos mais eficientes, com preservação dos recursos naturais e produtos saudáveis, as atividades desenvolvidas pelo Instituto promovem melhoria na qualidade de vida. O impacto econômico e social das ações do IZ através das suas pesquisas é grande: com eficiência na produção animal há oportunidade para redução de custos e aumento rentabilidade, mantendo as atividades correlatas à pecuária no campo, representando seu importante papel na economia do estado e do país. O Instituto de Zootecnia se compromete a manter seu papel vital em promover a sustentabilidade, a eficiência das atividades agropecuárias, reiterando estas como eixo de sustentação na economia do Estado.
120 ANOS: “Mais de um século trabalhando pela agropecuária visando produtividade, eficiência, bem-estar animal, lucratividade e sustentabilidade”
Enilson Geraldo Ribeiro
Coordenador – Instituto de Zootecnia
Íntegra (PDF)