NOTÍCIAS


12/11/1999

IZ inaugura instalação quarentenal de avestruzes

O Instituto de Zootecnia (IZ), com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP), da Fundepag (Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária) e da Mercor Consultoria e Comércio Exterior Ltda inaugurou, dia 12 de novembro de 1999, a Estação Quarentenária de Avestruzes na Cidade de Brotas (SP).

A parceria com a Mercor Consultoria e Comércio Exterior Ltda prevê a implantação de uma estrutiocultura industrial para desenvolver conhecimentos científicos em ambiente quarentenal, sobre técnicas de manejo zootécnico e nutrição de avestruzes importados.

As pesquisas permitirão qualificar o plantel em termos de performance econômica induzindo, assim, o surgimento de uma verdadeira agroindústria do avestruz e, consequentemente, a produção de carne vermelha de consumo de massa. Outro fator importante é diminuir o custo final da carne.

Segundo o Pesquisador Científico, Vanderley Benedito de Oliveira Leite, a intenção é a cria e melhoramento dos animais para formação de um plantel nacional, com melhor adaptação das aves nas condições ambientais do país.

Serão conduzidos cinco experimentos ao longo de um ano, em sistema de criação "al in", "all out" em ambiente de isolamento quarentenal, salientando que para cada lote, a entrada e a saída das aves é única.

O plano de trabalho está dividido em experimentos que abordam os seguintes temas:
 
Análise de pisos e revestimento de galpão e sua influência sobre a eficiência do manejo e o resultado sobre aprumos;
 
Introdução de fibras na dieta de avestruzes e;
 
Análise qualitativa das fezes de avestruzes para determinação de proteína e fibra.
O Projeto será desenvolvida pelos pesquisadores do IZ, Carla Cachoni Pizzolante, Érika Salgado Politi Braga Saldanha, Antônio de Pádua Deodato e Vanderley Benedito de Oliveira Leite, na Estação Experimental de Zootecnia de Brotas..
 
Mais Informações pelo telefone (0xx14) 653-1102 na EEZ de Brotas.

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir