Diretor Geral do Instituto de Zootecnia da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IZ/APTA/SAA) João José Assumpção de Abreu Demarchi concedeu entrevista para o site Agropágina, no dia 28 de outubro de 2011, intitulada “Pesquisador diz que manejo correto diminui metano e sequestra carbono na pecuária”, por Herbert de Souza.
De acordo com Demarchi, entre as várias possibilidades, uma é o sequestro de carbono pelas pastagens utilizadas na pecuária que permitem acúmulo importante de carbono, contrabalanceando a emissão do metano entérico, permitindo um balanço muito mais favorável.
“É altamente variável, de solo para solo. Porém, o seqüestro de carbono existe e pode ser um dos compensadores do metano emitido pela pecuária. Mas, mesmo com o solo bem manejado, o rapto é finito, ou seja, acabará um dia. E então outra saída seria o seqüestro pela introdução de árvores. Além disso, ainda tem que ser considerada a questão viabilidade econômica, pois a sustentabilidade não se mantém sem essa questão”, explica João Demarchi.
O pesquisador segue argumentando que a produção de metano na indústria agropecuária contribui com aproximadamente 30% do total de gás emitido. Os ruminantes globalmente produzem de 80 a 103 milhões de toneladas de metano / ano, o que representa 25% do componente produzido pela humanidade e aproximadamente 3% do total de gases de efeito estufa. Entre as várias ações mitigadoras desses gases, pode-se citar: sistemas de manejo de dejetos da pecuária; Imunização para diminuição metabolicamente do metano, ainda em fase de pesquisa; estimuladores de crescimento animal, como forma de diminuir o tempo de vida de cada animal, mantendo a eficiência na produtividade; dieta balanceada e ou uso do confinamento e manejo de pastagens.
“A Agropágina é um jornal eletrônico de agronotícias sediado em Mato Grosso, que visa atender a uma demanda de mercado. Com equipe para dar cobertura 24 horas aos acontecimentos ligados a quem planta e produz. Agropágina pretende se tornar referência em notícias de agronegócios do Estado e do país. As notícias "de dentro da porteira e fora da porteira", abordagens das decisões políticas em torno da agricultura e pecuária, análises de mercado e a opinião de pesquisadores e especialistas farão parte do cotidiano deste veículo de comunicação digital” (site Agropecuária).
Para conferir a notícia na íntegra acesse:
http://agropagina.com.br/VerNoticia.php?cod=580