30/03/2011
Pesquisadora do IZ ministrou palestra sobre manejo de pastagem em Dia de Campo de Integração lavoura-pecuária-floresta (25/03/2011)
Pesquisadora Flávia Maria de Andrade Gimenes do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA) participou do 2°Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta do Noroeste Paulista, em Votuporanga na última sexta-feira, 25 de março de 2011.
O evento foi coordenado pelo pesquisador Waldo Alejandro R. Lara Cabezas, da APTA Regional. Foram 100 vagas destinadas para produtores rurais de gado leiteiro e corte e profissionais de nível técnico e superior. O local escolhido para o evento foi o Sítio São Luiz, km 509 sentido Votuporanga / S.J. Rio Preto (SP).
Foram ministradas palestras, descrição de insumos para utilização no manejo animal e dinâmica de pesagem animal com balança eletrônica e de corte de capim para elaboração de silagem, além de ter abordado assuntos como manejo de pastagem e produção de silagem em sistema Integração Lavoura – Pecuária – Floresta para agricultura familiar.
A pesquisadora Flávia Gimenes ministrou a palestra “Manejo de pastagens com ênfase em gado leiteiro”, ressaltou que os capins tropicais podem ser utilizados com sucesso para vacas leiteiras em pastejo e que, ajustes em manejo do pasto promovem aumento da produtividade de leite, sem custos adicionais ao sistema, melhorando a rentabilidade da propriedade e a sustentabilidade das pastagens.
Segundo a pesquisadora, a participação do IZ no 2º dia de campo foi importante para divulgar resultados de pesquisas realizadas no Instituto de Zootecnia e os trabalhos de desenvolvimento de tecnologias voltadas ao produtor rural. Além disso, as demandas apresentadas pelos produtores rurais auxiliam no direcionamento de novas pesquisas que buscam soluções para a produção animal.
Para mais informações:
APTA, Polo Noroeste Paulista, Votuporanga, SP
Local: Sítio São Luiz, km 509, sentido Votuporanga – Rio Preto
Waldo A.R.Lara Cabezas
(17) 3422- 2423
waldolar@terra.com.br
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
Veja todas as notícias