15/02/2011
Trabalho do IZ discute Efeito do estresse hídrico e da profundidade de semeadura na emergência de Brachiaria Ruziziensis Germain & Evrard
O trabalho conduzido no Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA) discute efeito do estresse hídrico e da profundidade de semeadura na emergência de Brachiaria Ruziziensis Germain & Evrard. Foi apresentado na ZOOTEC 2010 com a autoria de pesquisadores e estudantes de mestrado do IZ; Valdinei Tadeu Paulino, Maria Tereza Colozza, José Evandro de Moraes, Clayton André Zotti, Sheila da Silva Viera e José Lavres Junior.
Segundo o pesquisador Paulino, o trabalho foi conduzido em condições controladas de casa de vegetação, localizada no Instituto de Zootecnia, no período de 06 de março a 03 de abril de 2009, com o objetivo de avaliar a emergência de sementes de Brachiaria ruziziensis, submetidas a diferentes profundidades de semeadura em diferentes condições de estresse hídrico.
Foram estudadas as profundidades de semeadura: zero (plantio a lanço), 2.0, 4.0 e 6.0 cm, empregando sementes de Brachiaria ruziziensis (normal e peliculizadas) submetidas às diversas condições de estresse hídrico: zero (sem estresse), 7, 14 e 21 dias sem irrigação. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 3 repetições.
Obteve ao final do período de avaliação as porcentagens de germinação de cada tratamento. O estresse hídrico prejudicou a germinação, sendo que os melhores resultados observados foram em condição de capacidade de campo.
Para o nível de estresse zero e profundidade de semeadura de 2.0 cm, as sementes normais (72,8 %) apresentaram maior germinação em relação as peliculizadas (50,0 %), demonstrando que, independente da profundidade e estresse hídrico a peliculização não elevou os índices de germinação. As sementes normais apresentaram melhores taxas germinativas que as peleculizadas.
Para conferir o trabalho na íntegra acesse:
http://www.iz.sp.gov.br/artigo.php?id=131
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
Veja todas as notícias