11/02/2010
Pesquisador publica entrevista na Revista A Granja (10/02/2010)
O pesquisador Alexandre Berndt do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), foi entrevistado na Revista A Granja – AG por Cíntia Rocha (repórter), para edição de fevereiro/2010 sobre o tema “Pressão Total: Tecnologia e conhecimento são as principais armas para enfrentar a questão ambiental”
O pesquisador relatou que existem dois pontos principais que afetam negativamente a imagem do setor: a pecuária na Amazônia e a emissão de metano. De acordo com ele, é legalmente permitido criar gado na região, desde que seja respeitado o limite de 80% de reserva legal e que existem iniciativas positivas de pecuaristas da Amazônia no sentido de certificar a carne lá produzida, seguindo os modelos de certificação florestal para exploração de madeira, borracha, óleos essenciais, frutos e sementes.
Berndt possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo/USP (1993), graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP (1998), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP (2001) e doutorado em Ecologia de Agroecossistemas pela USP (2005). Tem experiência na área de Agronomia e Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos temas: Nutrição Animal, Exigências Nutricionais e Produção de Gases do Efeito Estufa em Agroecossistemas. Possui ainda experiência profissional em Gerenciamento Ambiental, atuando nas áreas de Licenciamento Ambiental, Tratamento de Efluentes, Gerenciamento de Resíduos e Educação Ambiental.
Para conferir a matéria na íntegra, veja o artigo na Revista AG de fevereiro de 2010.
Tatiana Massako Kawakami – Publicitária
Fone: (19) 3466 9442
E-mail: tatiana@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br
Publicado em 11/02/2010
Veja todas as notícias