29/07/2009
IZ na Agrifam 2009 (31 de julho a 2 de agosto)
O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA) participará, no período de 31 de julho a 2 de agosto, da AGRIFAM - Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural. O evento acontecerá no Instituto Técnico e Educacional para Trabalhadores Rurais (ITETRESP), na Rodovia Marechal Rondon, km 322, Agudos – SP.
O estande do IZ concentrará assuntos relacionados à ovinocultura, suplementação a pasto para bovinos de corte, suplementação mineral para bubalinos, controle sanitário em ovinocultura, avaliação de carcaça de ovinos, plantas forrageiras e recuperação de pastagem.
O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras; forragicultura e pastagens; produção animal a pasto; reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; atividades silvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados.
Todos os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro, como Incremento da Competitividade das Cadeias de Proteína Animal; Estímulo à Expansão de Agronegócios Especiais e Desenvolvimento do Agronegócio Familiar, evitando o êxodo rural.
O produtor rural também poderá ver pequenas mostras de gramíneas e leguminosas forrageiras híbridas lançadas pelo IZ e já consagradas pela utilização.
Gramíneas
O Panicum maximum cv. Aruana foi lançado pelo Instituto de Zootecnia, em 1989 sob o número IZ-5, como uma opção para formação de pastagens. Ele é uma gramínea cespitosa de porte médio (atinge até 90 cm de altura) e apresenta grande quantidade de colmos finos. É um cultivar que consorcia-se bem com as leguminosas soja-perene, macrotiloma e estilosantes. Produz bastante sementes, tornando sua propagação fácil, rápida e de menor custo.
O Pennisetum purpureum cv. Guaçú é outro lançamento do Instituto de Zootecnia, identificado como cultivar IZ-2. As suas características são: porte alto, colmos grossos, bom perfilhamento, baixo florescimento, quase sem joçal, boa resistência à geada e à seca, boa rebrota e boa estacionalidade. Indicado principalmente para corte, devido ao pouco joçal que apresenta, mas pode ser utilizado também para pastejo direto. Para pastejo pode ser consorciado com as leguminosas macrotiloma, soja-perene e calopogônio.
Leguminosas Forrageiras
O Macrotyloma axillare cv. Guatá ou IZ-4 é uma planta oriunda da África tropical, tendo sido lançada pelo Instituto de Zootecnia em 1984. É uma planta herbácea, perene, trepadora e volúvel. O Guatá possui um excelente estabelecimento e persistência sob pastejo, rápido desenvolvimento vegetativo, ótima rebrota, principalmente após geada, boa consorciação com capins de hábitos entoucerados, bom valor nutritivo e boa produção e disseminação natural por sementes.
A Galactia striata cv. Yarana ou IZ-3 é uma planta nativa do Brasil, também lançada pelo Instituto de Zootecnia em 1984. É uma planta semi-arbustiva, com ramos terminais volúveis, perenes, com raízes bastante desenvolvidas, folhas trifolioladas com diâmetro foliar, tanto na largura como no comprimento, maior que o cultivar comum. A mesma apresenta excelente vigor, ótimo desenvolvimento vegetativo, boa persistência sob pastejo e excelente estacionalidade de produção.
O Calopogonium mucunoides é uma planta nativa da América do Sul Tropical. É uma leguminosa vigorosa, trepadora e volúvel. È adaptada a condições tropicais úmidas e quentes. Consorcia-se bem com capins cespitosos.
Mais Informações sobre a feira no site:
Assessora de Comunicação Institucional - IZ
LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413
E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br | lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br
Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 – CEP: 13460-000
Nova Odessa/SP
Publicado em 29/7/2009
Veja todas as notícias