NOTÍCIAS


07/05/2024

Voltados a universitários, cursos realizados no IZ aprimoram os conhecimentos em bovinocultura leiteira

Dois treinamentos realizados no Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, em 20 e 21 de abril, reuniram estudantes de cursos de Medicina Veterinária de faculdades da Região de Campinas. As aulas foram ministradas pelo pesquisador Weber Vilas Boas Soares, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Bovinos Leiteiros do IZ, e pela médica veterinária Julia Casagrande, que trouxeram informações e atualizações sobre manejo de vacas secas e cria de bezerras.

No dia 20 aconteceu o curso “Manejo de Vacas Secas”, abrangendo palestras teóricas, discussão e manejo prático. Foram abordados os aspectos de manejo da secagem das vacas, o uso de antibioticoterapia e o acompanhamento e cuidados com as vacas secas até o momento do parto.

Segundo o pesquisador Weber, o principal motivo para a secagem da vaca é o fato de permitir que ela tenha um período de descanso, a fim de recuperar os tecidos secretores da glândula mamária. “A ausência ou manejo inadequado da secagem pode ocasionar queda na produção da lactação seguinte, bem como problemas sanitários ao aparelho mamário da vaca, aumento no intervalo entre partos, redução da vida reprodutiva da vaca e nascimento de bezerros mais fracos”, diz.

Os participantes aprenderam, na teoria e prática, os principais assuntos relacionados à secagem de vacas, maternidade e sala de ordenha. “Foi bem interessante porque na Faculdade a gente não tem tanto contato com vacas de leite. Aqui a gente aprendeu a importância e como secar as vacas!”, coloca a aluna Sophia Sodré.

Já no dia 21, aconteceu o curso “Cria de Bezerras e Colostragem”. O evento abordou os principais desafios sanitários, nos primeiros momentos de vida, à saúde e à colostragem correta e adequada, além dos aspectos de banco de colostro e substitutos que podem ser utilizados para a garantia da imunidade dos animais. Nas aulas práticas ministradas no Setor de Bezerreiro, foram discutidos detalhes sobre o manejo de bezerros e cuidados com o aleitamento. A aluna Nicoly Passos avalia o quanto gostou dos ctreinamentos: “a gente aprendeu bastante coisa, fez muitas práticas, inclusive de coisas que não tivemos oportunidade de ver em aulas”.

Weber reforça a importância do manejo das bezerras. “Elas serão o futuro do sistema de produção leiteira! As boas práticas na sua criação são fundamentais para a estabilidade e até mesmo a evolução da produção na propriedade! Os bons cuidados na colostragem irão determinar o futuro da vida destas bezerras, reduzindo índices de morbidade e mortalidade nesta fase de criação até a desmama delas. Junto a isso, as boas práticas de criação irão gerar, na fase adulta destes animais, vacas mais produtivas, longevas e com boa saúde!”, detalha.

O pesquisador do IZ ressalta que os cursos superaram as expectativas. “O interesse e entusiasmo dos alunos que frequentaram nossos cursos somente nos fazem programar os próximos com mais dedicação e vontade de transferir as tecnologias desenvolvidas no nosso Centro de Pesquisa a estes futuros profissionais, que irão atuar no mercado de trabalho voltados para a produção de animais destinados para a produção e qualidade do leite”, conclui.

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir