#novembroazuloficial            #novembroazul


NOTÍCIAS


09/09/2019

Secretaria de Agricultura tem novos mestres em Produção Animal Sustentável do IZ

O próximo processo seletivo, que ocorre semestralmente, estará com inscrições abertas para o 1º semestre de 2020, a partir de outubro de 2019

Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal, Intensificação e Sustentabilidade de Sistemas de Produção, Segurança Alimentar, Ambiência e Bem-Estar Animal são as linhas de pesquisa do curso de pós-graduação do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que formou 12 novos mestres em Produção Animal Sustentável. As defesas das dissertações, da 2ª turma de 2017, ocorreram de abril a agosto de 2019.

O curso de mestrado 'Produção Animal Sustentável' está direcionado para profissionais das áreas de zootecnia, medicina veterinária, agronomia, biologia, bioquímica e outras afins, para proporcionar conhecimentos direcionados à produtividade animal, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades.

/Bruna_Zanini_Uzan_mestrado_IZ_2019A engenheira agrônoma, agora, mestre Bruna Zanini Uzan, disse que o curso proporcionou muito conhecimento técnico, uma visão maior sobre a pesquisa, a sustentabilidade, além da oportunidade de conviver e aprender com diversos profissionais. “As diversas áreas e as diferentes formações agregam muito em meu conhecimento, e ainda me prepararam para o mercado de trabalho ao lidar com distribuição de atividades em grupo, organização, disciplina e responsabilidades”, afirmou. Bruna ainda afirmou que o mestrado a incentivou a ir em busca do doutorado e continuar na área como pesquisadora.

Já o mestre Fábio Pinese ficou muito satisfeito com o mestrado, explicando que as matérias foram bastante produtivas, com conteúdos de grande importância, que colaboraram para ter melhor embasamento e preparação tanto no âmbito acadêmico como no campo. “A estrutura fornecida para o projeto foi de grande qualidade, facilitando o manejo diário com os animais, favorecendo a pesquisa, além dos funcionários que sempre estavam dispostos a ajudar”, destacou.

(esq. à dir.) Prof. Adibe Luiz Abdalla, mesre Fabio Pinese, Flavia Gimenez e Dr. Vitor del Alamo Guarda (banca examinadora)Pinese enfatizou que o título de mestre irá abrir novas portas para o mercado de trabalho, pois traz grande conhecimento e experiência, “tanto para vida pessoal quanto para a profissional. Sempre gostei de pesquisa científica e pretendo continuar trabalhando na área”.

A pesquisadora Flávia Gimenez (foto), orientadora de alunos de mestrado, destacou que a formação no curso é a base para futuros professores e pesquisadores científicos. “E o foco em Produção Animal Sustentável confere uma identidade única ao curso de pós-graduação do IZ, seguindo as demandas atuais da sociedade e do agronegócio.”

“A interação com os pós-graduandos também é muito importante para estimular o pesquisador a estar em constante aprendizado e na busca de projetos inovadores que atraiam o interesse dos alunos”, pontuou Gimenez. 

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação do IZ, pesquisadora Claudia Cristina Paro de Paz, disse que o processo de formação de recursos humanos está relacionado ao desenvolvimento científico e tecnológico das áreas do conhecimento envolvidas no programa. “É por intermédio da produção de conhecimento, construído ao longo das pesquisas realizadas no processo de formação de mestres, que disponibilizamos ao mercado profissionais qualificados”, destacou.

Alunos de mestrado do IZ 2019 - Stela, Jaqueline, Bruna, Letícia, Fabio e Regis

O Programa está em constante desenvolvimento. Até o momento, foram concluídas 144 dissertações de Mestrado. Com base na avaliação quadrienal realizada pela CAPES/MEC, o curso passou a ser classificado com conceito quatro a partir de 2017. Atualmente, a PG-IZ está com 34 alunos de mestrado matriculados.

O próximo processo seletivo, que ocorre semestralmente, estará com inscrições abertas para o 1º semestre de 2020, a partir de outubro de 2019.

Linhas de pesquisa do mestrado IZ

A Pós-graduação do Instituto de Zootecnia é reconhecida pela Portaria MEC 1077, de 2012, qualificando 151 alunos até o momento nas três linhas de pesquisa. Em Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal, as abordagens de temas relacionados à reprodução e ao melhoramento genético animal, o enfoque do curso é em critérios de seleção e avaliação genômica para carne e leite, características de produção, marcadores moleculares, estatísticas, metodologias e avaliações genéticas.

No segmento de Intensificação e Sustentabilidade de Sistemas de Produção, o enfoque está em características quantitativas e qualitativas de carne, leite e ovos manipuladas, através de modificadores da digestão; avaliação de plantas forrageiras; recuperação e manejo de pastagens; mitigação de gases de efeito estufa; e sistemas integrados de produção animal.

Já a linha sobre Segurança Alimentar, Ambiência e Bem-Estar Animal, o foco está no estudo de biotecnologias e boas práticas de manejo em ambiência e sanidade, visando o bem-estar animal e a produção de alimentos seguros e saudáveis.

Mais informações pelo e-mail pgiz@iz.sp.gov.br ou no site http://bit.ly/mestradoIZ

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa  - Instituto de Zootecnia (IZ/APTA)
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP
Fone: 
(19) 3476-0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br | saacomunica@sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

 

 


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir