NOTÍCIAS


07/11/2017

Institutos de Pesquisas da Secretaria de Agricultura de São Paulo realizam 9º Workshop Bioeconomia em Pecuária de Baixo Carbono


O Agropolo Campinas-Brasil, em parceria com Instituto de Zootecnia (IZ-APTA),Instituto Biológico (IB-APTA) e Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Unicamp e Fapesprealizará o 9º Workshop em Bioeconomia "Sistemas de Produção Animal: Pecuária de Baixo Carbono", nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, em Campinas, no anfiteatro "Otávio Tisseli Filho" do IAC.

 

O workshop tem o objetivo de  promover o debate e a discussão entre especialistas da iniciativa privada, de instituições de pesquisa e ensino, do governo e da sociedade civil para identificar as oportunidades e os desafios no desenvolvimento da Pecuária de Baixo Carbono no Brasil, sustentável e eficiente, no âmbito das áreas de Sistemas Integrados de Produção Animal, Nutrição e Alimentação AnimalGenéticaSanidade Animal, e Transferência de Tecnologia.

 

Segundo a pesquisadora do IZ, Flávia Maria A. Gimenes, uma das coordenadoras do evento, a pecuária de corte no Brasil encontra-se em processo de intensificação, caracterizando-se como uma das cadeias produtivas de grande importância no setor produtivo. Contudo, há oportunidade para melhoria da eficiência da produção pecuária aliada à sustentabilidade, resultando em maiores sequestros de carbono, "conferindo ao país a produção de animais eficientes e sustentáveis, caracterizando uma pecuária de baixo carbono”, enfatiza.

 

Para isso, segundo Flávia, há necessidade de serem estabelecidas estratégias para redução da emissão de gases de efeito estufa nos sistemas de produçãoPor isso, a proposta do tema para o 9º workshop, que irá colaborar para novas metas e diretrizes”, ressaltou.

 

9º Workshop com o tema “Sistemas de Produção Animal: Pecuária de Baixo Carbono” é parte do Projeto de Políticas Públicas Agropolo em Bioeconomia (PPPBio), financiado pela FAPESP - "AgropoloCampinas-Brasil:  “roadmap” tecnológico  das áreas estratégicas de pesquisa, visando a criação de um ecossistema de classe mundial em bioeconomia".

 

Por meio de uma série de workshops, o “roadmap” contará com as principais diretrizes para políticas públicas, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação das pesquisas a serem realizadas, visando desenvolver diferentes setores da bioeconomia, produzindo riqueza para a região e para o país.

 

O evento está sob a coordenação dos diretores Renata Branco Arnandes (IZ-APTA), Antônio Batista (IB-APTA), e pesquisadores Ana Eugênia de C. Campos (IB-APTA), Linda Monica Premazzi (IZ-APTA) e Flávia Maria Gimenes (IZ-APTA) e da coordenadora associada Beatriz Fonseca Domeniconi do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). O workshop ainda recebe o apoio da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Prefeitura Municipal de Campinas, Câmara do Comércio Exterior de Campinas & Região (CCC&R), além do patrocínio da BE-Basic Foundation, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola FUNDAG), Premix e Toledo do Brasil.

 

Agropolo Campinas-Brasil

O Agropolo tem por objetivo desenvolver projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável.

 

Participam do Agropolo Campinas-Brasil, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do IAC, IB, IZ e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de Campinas, Unicamp, Techno Park Campinas – Associtech e Associação Agropolis International.


Informações e inscrições acesse www.agropolocampinasbrasil.org/9wspppbio ou pelo 19 2137-0615.

 

Lisley Silvério (MTb 26.194)
Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP

Fone: (19) 3476-9841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir