#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


04/11/2016

IZ participa do Congresso ALPA com 13 trabalhos sobre suínos, aves e ovinos

Os projetos, financiados pela Fapesp, estão sob a coordenação dos pesquisadores do IZ, com a colaboração de alunos da Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do IZ

A Secretaria de Agricultura e abastecimento do estado de são Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), participará, de 7 a 10 de novembro, do XXV Congresso Latinoamericano de Produção Animal – ALPA 2017, com o tema Segurança Alimentar na América Latina. Os pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Zootecnia Diversificada, do IZ, apresentarão 13 trabalhos científicos em suinocultura, avicultura e ovinocultura, durante o Congresso ocorrerá em Recife (PE).

Os trabalhos, em sua maioria, fazem parte de projetos financiados pela Fapesp, sob coordenação dos pesquisadores, com a colaboração de alunos da Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do IZ, e ainda pesquisadores e técnicos de outros Centros de Pesquisa do IZ. Além de professores, pesquisadores e alunos de Instituições externas como Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Pirassununga (FMVZ-USP), Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), UNESP campus de Ilha Solteira e Jaboticabal, Fatec e Granja Kakimoto.

Para o Secretário Arnaldo Jardim, a participação da Secretaria de Agricultura, por meio do IZ, no ALPA 2017, é de suma importância para nossa sociedade, considerando que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina. “Agregar novas tecnologias para aumento de produtividade em suínos, ovinos e aves, com qualidade, só vem contribuir para acolher um mercado exigente, atendendo a segurança alimentar no consumo da proteína animal, tão enfatizada pelo governo Geraldo Alckmin.”

Na área de ovinocultura, serão apresentados três trabalhos como autor principal, dois como co-autor de seu orientado da Pós-graduação do IZ e mais dois como co-autor de trabalhos realizados na Unesc, em Colatina/ES. Dos sete trabalhos apresentados, três deles fazem parte do projeto financiado pela Fapesp.

Na área dos monogástricos – suínos e aves –, os pesquisadores Fábio Budiño, Carla Pizzolante e José Evandro de Moraes representarão do Centro de Zootecnia Diversificada, com a apresentação de mais seis trabalhos, cinco fazem parte de projetos financiados pela Fapesp.

Ricardo Lopes Dias da Costa, diretor do Centro de Zootecnia Diversificada, disse que o aceite dos resumos refletem que os trabalhos realizados pelos pesquisadores são de interesse da comunidade científica e de aplicação prática na cadeia produtiva.

“A apresentação de todos esses resumos dos pesquisadores do Centro de Zootecnia Diversificada, divulgará o Instituto e mostrará o potencial de pesquisas nessas áreas, que hoje atendem aos programas multidisciplinares do IZ, com toda estrutura e corpo técnico”, afirma o diretor.

Os trabalhos que serão apresentados no Congresso são: Automation in Sheep Production - Electronic Feed Delivery System; Methane production by sheep fed macadamia nut byproducts; Características de carcaça e de carne de cordeiros alimentados com coproduto de macadâmia; Correlação de Pearson entre diferentes avaliações de área de olho de lombo em cordeiros; Efeito de diferentes extratos de plantas no diluente de sêmen refrigerado de ovino; Transrectal Doppler sonography of uterine blood flow in ewes during pregnancy; Avaliação das diferenças entre medidas automáticas e manuais da dopplervelocimetria da artéria uterina em ovelhas gestantes; Soja micronizada sobre a digestibilidade da dieta em leitões na fase inicial; Desempenho de suínos em fase de crescimento sobre efeitos residuais da soja micronizada em fase de creche; Locomotor problems in gilts; A densidade populacional de poedeiras leves alojadas em gaiolas convencionais interfere no desempenho produtivo?; A densidade populacional de poedeiras leves em gaiolas convencionais interfere na qualidade de ovos?; e Morfometria do aparelho reprodutivo de poedeiras leves sob estresse de alojamento.

ALPA

O XXV Congresso da Associação Latinoamericana de Produção Animal (ALPA), juntamente com o XI Congresso Nordestino de Produção Animal, será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Zootecnia e realizado pelo Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.  O evento é em comemoração ao Jubileu de Ouro da ALPA e Jubileu de Prata da SNPA com o tema principal a segurança alimentar na América Latina, com palestras, simpósios em temas específicos, apresentação de resumos e tarde de autógrafos, com lançamento de livros. 


Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Instituto de Zootecnia

Fone: (19) 3476.9841 | 3466-9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir